quinta-feira, 5 de março de 2009

Semente em plantação...

A vida é feita de muitas escolhas... Escolhas simples e pequenas ou grandes e complicadas, com que vamos deparando ao longo dos caminhos e vamos desbravando a cada novo dia que nasce.
Foi assim que quando cheguei ao Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, me surpreendi a cada dia em que permanecia, deparando e parando, nos detalhes que recentemente acho pequenos. A escolha de tornar-se uma normalista ainda era sem consciência, não tinha a noção da tamanha responsabilidade que é a de tornar-se uma professora, a beleza de ser uma educadora, e a grandeza de lidar com mentes de uma forma educacional e de outra visão. Esta então não apenas como uma simples aluna que seria se escolhesse o outro caminho, aquele caminho de preparação para receber um certificado de somente ALUNA, desconhecido para mim.
Já vivenciei durante 2 anos o caminho de ser ALUNA-PROFESSORA, no Curso Normal Médio, anos estes feito de surpresas, mudanças, desafios, desenvolvimento emocional,experiências, conhecimentos e oportunidades criadas por mim mesma de melhorar a cada dia mais.
As surpresas apareceram no meu dia-a-dia, cada tarde estagiando uma nova experiência e postura.
Perceptíveis eram as mudanças que surgiram na maneira de falar, de agir, pensar, de fazer, no modo de estudar.
Os desafios eram comigo durante o curso, conflitos internos resolvidos com o tempo; de acordo com um grande lutador chamado Gandhi que dizia "Aquele que não é capaz de governar a si mesmo, não será capaz de governar os outros.", capacidade esta que comecei a desenvolver graças as exigências do curso de professoras, mas válido para todas as profissões e para toda vida.
As novidades eram acarretadas por emoções novas, que também andava junto com o receio do novo, da vida nova com outro espírito, deixando para trás o de mera estudante para uma futura profissional. As atitudes passavam a ser outras em relação às emoções, que deu-se ao inicio do desenvolvimento emocional interminável, apenas cada vez mais amadurecido.
As experiências vividas e vivenciadas até hoje são indescritíveis, não tem palavras para descrever a realidade entre diferentes horários, ora aluna aprendendo com os professores formados e graduados naquilo em que você também estuda, apenas em período inicial, ora, sendo estagiaria uma aprendiz iniciante que pratica o que aprende e aprende no que ver na prática, e ainda ganhando um preparamento para “trabalhar” em companhia com outras profissionais, que são as professoras que conhecemos a cada turma, um novo jeito, uma nova companheira,uma nova adaptação, que exige flexibilidade também uma virtude adquirida na prática.
Os conhecimentos adquiridos e o que irão ser assimilados no curso geraram as oportunidades de sair da “toca” para correr atrás do sustento, a de aprender que o mundo é grande mas se pode dar passos grandes para andá-lo nele, e o de ser humana no que faz, essência da formação de professoras, humanização.
Gandhi também dizia "A satisfação está no esforço feito para alcançar o objetivo, e não em tê-lo alcançado. ". Alcançar não é fácil, é gracioso e prazeroso alcançá-lo, mais ainda maior é a satisfação em pensar no quanto fizemos, tropeçamos e nos esforçamos para levantar e finalizar algo tão esperado como a formação oficializada. E ser formada para a vida, é algo que poucos são, por isso sei bem o que é ser semente de um solo privilegiado.

Um comentário:

  1. Olá Gi,

    É um orgulho acompanhar seu crescimento!
    Continue firme nos seus propósitos, pois tudo que acreditamos é possivel de ser realizado!!
    Parabéns pela bela caminhada, pela habilidade de ouvir, de ponderar as situações e viver com entusiasmo as oportunidades que surgem na sua trajetória!!
    Vc será uma profissional de muito sucesso!!
    Um grande beijo!
    Liliana Azevedo Nogueira (CENSA - 2009)

    ResponderExcluir