sexta-feira, 13 de março de 2009

Saindo da sala de aula...

Essa semana foi iniciada com muita ansiedade, a partir do momento em que as crianças descobriram que na quarta-feira iriam tomar banho de piscina, um dia diferente. A empolgação com a noticia refletiu em casa com os respectivos pais, em que ficaram sabendo através das próprias crianças primeiramente, logicamente depois comentado pela professora.
Uma aluninha ao saber logo comentou: “ a minha mãe só deixa eu tomar banho de piscina na escadinha, porque se não Duda vai afundar” , era evidente a preocupação dela em aonde iria ficar na piscina, se ia afundar, e com o que a mãe iria falar, permitindo ou não a diversão dela; a forma da qual como ela falou ficou claro que é exatamente igual o jeito da mãe dela, espelhando-se na figura mais forte que ela tem.
A primeira atividade aplicada no inicio da semana teve como objetivo trabalhar a identificação das letras do nome todo, mediante ao alfabeto todo, dentro dos peixes, a dificuldade que encontrei foi quanto as letras do meio do nome, as que não são ensinadas e repetidas diariamente como são as iniciais, por isso um pouco mais de dificuldade. Porém o contato com as letras é diariamente na escola, na cadeirinha em que sentam com seus nomes, no lugar onde colocam a mochila, nas atividades em que recebem.
Logo após foi feita com a turma a análise de escrita individual pela professora, enquanto a turma ficava no tapete brincando, ouvindo historias e contando, fazendo o que eles gostam no momento livre, através da observação nestes momentos que percebemos a preferência pelos objetos, alguns mais apegados a livros, outros a carros, bonecas, massinha de modelar...variando de criança a criança e personalizando-as.
O livro “O QUARTO DE LUCAS” foi inserido essa semana na sala, após contada a historia que envolve muitos valores e regras, eles desenharam espontaneamente o que mais fixou do livro, mesmo o desenho fugindo da forma real eles comprovam que é o que eles pensaram, através de pontos,braços, pernas, expressões faciais enfim a imaginação fica por conta!
O tão esperado momento da piscina no meio da semana foi muito divertido, ficaram bem à-vontades com a água nadaram de forma surpreendente e brincaram muito, um aluno se recusou a entrar na piscina com seus amigos, manifestou-se chorando muito para não entrar, sem ter a intenção de forçá-lo ele permaneceu fora da água durante todo o banho.
Durante as brincadeiras no horário da piscina, observei que a forma de defesa da turma ainda é o choro, ao brincar e não ser aceito da maneira em que quer que seja feito, a primeira reação esta sendo o choro como um pedido de ajuda a tornar os desejos deles em realidade, atitudes que apenas com a socialização das crianças no colégio pode-se melhorar, pois é no âmbito escolar em que descobre que sua vontade não impera muitas vezes. Pode-se perceber que nos estudos de Vygotsky, o jogo e a brincadeira exercem um papel muito importante no processo de socialização da criança pré-escolar, entretanto é preciso investigar de forma mais aprimorada a participação dos jogos e brinquedos nos currículos de Educação Infantil.
Em cada momento, existe alguém que ensina e alguém que aprende, que se apropria, interioriza, materializa e socializa. Por isso, segundo Bueno (1986), compreendemos que a socialização da arte pode ser uma forma de democracia. A socialização é o “ato de pôr em sociedade; extensão de vantagens particulares à sociedade interna; desenvolvimento do sentimento coletivo e do espírito de cooperação nos indivíduos associados; processo de integração mais intensa dos indivíduos no grupo”.
Brincar desenvolve as habilidades da criança de forma natural, pois brincando aprende a socializar-se com outras crianças, desenvolve a motricidade, a mente, a criatividade, sem cobrança ou medo, mas sim com prazer.(Munhoz, 2003).
Concordando com Bueno é através das atividades coletivas e ambientes que propiciam essa coletividade que o espírito de cooperação e integração na criança começam a se desenvolver, e conseqüentemente tornam-se mais sociáveis com outros grupos de indivíduos desconhecidos e passam a descobrir que brincar exige flexibilidade de vontades.

3 comentários:

  1. Giselle parabéns pelo seu post!
    Detalhado e exemplificado.Mostrando que há uma relaçao muito boa entre você,os alunos e a professora! Sucesso! bjos

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  2. Giselle, parebéns pelo seu blog!!!! Através dele podemos perceber a alegria das crianças e o prazer de cada uma delas em estar na escola. Tenho certeza que esses três anos de normal médio trouxe e continuará trazendo muito aprendizado pra sua vida. Você tem um potencial muito grande e uma luz única!!! Tenho certeza que brilhará na sua profissão!!! beijãooooo parabéns e sucesso!!!

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  3. Gi...
    Parabéns pelo seu blog e por suas reflexões!!
    Fico muito feliz em saber que estou contribuindo pelos eu crescimento!!! Voc~em temum futuro lindo e conte sempre comigo !
    beijos Jéssika

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