O ano de 2009 trouxe muitas novidades na vida de várias pessoas, e dos pequenos também em que retornavam as escolas. As novidades nem sempre são bem aceitas pelas crianças,principalmente na Escola Infantil, alguns adoram voltar a sala de aula, ver a professora nova, a sala nova e seus amiguinhos, alguns antigos outros novos, mas outros se recusam a colocar o pé dentro da sala de aula de qualquer modo.
A volta as aulas para as crianças do 1ª período da Tia Jéssika, turma formada por metade novatos e outra metade por antigos alunos, teve uma boa acolhida preparada pela professora, no entanto a primeira semana foi muito tranqüila, a adaptação das crianças foi de maneira rápida, a interação foi de forma com que formassem laços afetivos, e tendo como base as idéias de Piaget e Vygotsky, procurar desenvolver atividades que proporcionem a interação criança-criança, criança-objeto, criança-adulto. Essas atividades que proporcionam interações foram feitas com eles durante toda a semana, como ir ao parquinho, brincar com bolas uns com os outros na quadra, momento de histórias com eles contando e com os adultos, massinha expondo a criatividade de cada um e mostrando para os amigos.
Jean Piaget, para explicar o desenvolvimento intelectual, partiu da idéia que os atos biológicos são atos de adaptação ao meio físico e organizações do meio ambiente, sempre procurando manter um equilíbrio. Assim, Piaget entende que o desenvolvimento intelectual age do mesmo modo que o desenvolvimento biológico (WADSWORTH, 1996). Para Piaget, a atividade intelectual não pode ser separada do funcionamento "total" do organismo (1952, p.7)
Logo após perceber que as crianças estavam organizadas quanto ao seu ambiente escolar foram iniciadas as atividades , iniciando por uma realização mais espontânea; inicialmente para identificar em que nível prevalece ou até o que pode trabalhar com eles e o que não pode trabalhar.
A primeira atividade realizada foi a movimentação do nome de cada um, com cola colorida, enfatizando as letras iniciais que são as que eles aprenderam de começo e normalmente sabem, de acordo com o histórico de cada criança.
A volta as aulas para as crianças do 1ª período da Tia Jéssika, turma formada por metade novatos e outra metade por antigos alunos, teve uma boa acolhida preparada pela professora, no entanto a primeira semana foi muito tranqüila, a adaptação das crianças foi de maneira rápida, a interação foi de forma com que formassem laços afetivos, e tendo como base as idéias de Piaget e Vygotsky, procurar desenvolver atividades que proporcionem a interação criança-criança, criança-objeto, criança-adulto. Essas atividades que proporcionam interações foram feitas com eles durante toda a semana, como ir ao parquinho, brincar com bolas uns com os outros na quadra, momento de histórias com eles contando e com os adultos, massinha expondo a criatividade de cada um e mostrando para os amigos.
Jean Piaget, para explicar o desenvolvimento intelectual, partiu da idéia que os atos biológicos são atos de adaptação ao meio físico e organizações do meio ambiente, sempre procurando manter um equilíbrio. Assim, Piaget entende que o desenvolvimento intelectual age do mesmo modo que o desenvolvimento biológico (WADSWORTH, 1996). Para Piaget, a atividade intelectual não pode ser separada do funcionamento "total" do organismo (1952, p.7)
Logo após perceber que as crianças estavam organizadas quanto ao seu ambiente escolar foram iniciadas as atividades , iniciando por uma realização mais espontânea; inicialmente para identificar em que nível prevalece ou até o que pode trabalhar com eles e o que não pode trabalhar.
A primeira atividade realizada foi a movimentação do nome de cada um, com cola colorida, enfatizando as letras iniciais que são as que eles aprenderam de começo e normalmente sabem, de acordo com o histórico de cada criança.
A assimilação é o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra (classifica) um novo dado perceptual, motor ou conceitual às estruturas cognitivas prévias (WADSWORTH, 1996). Ou seja, quando a criança tem novas experiências (vendo coisas novas, ou ouvindo coisas novas) ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui.
Durante a atividade todos demonstraram tranqüilos, porém alguns confundiram a escrita com o som das letras, outros lembravam perfeitamente da letra do nome deles e dos colegas, chegando ao ponto de responder para o amigo, no tempo em que ainda ele estava pensando. O objetivo da atividade de reconhecimento e movimentação das letras, foi satisfatório com uns e um pouco preocupante com outros, é possível ver claramente a facilidade e agilidade dos alunos que estudaram no maternal da escola no ano passado, diante dos alunos novatos, porém da mesma escola e turma,por isso a facilidade para adaptá-los, pois eram todos conhecidos, apenas dois alunos de lugares diferentes.
As noções de posições/ orientação espacial como dentro/fora, embaixo/em cima foram relembradas pela professora no parquinho com alguns objetos como lixeira, e uma boneca, e aplicadas na atividade feita na sala por eles, consistida por um perflex preso na folha apenas na beirada e com objeto móvel para ser colado embaixo do material apresentado, no caso o perflex. Atividade realizada sem muitas dificuldades pelas crianças, alguns reagiram por imitação ao amigo ao lado e outros pelo conhecimento que tinha sobre o objeto do momento.
No clima do Carnaval, a atividade de representação com material móvel foi com a palavra CARNAVAL, respeitando os limites em que a idade das crianças permite foi explicado o significado da festa que eles tinham vivenciado alguns dias atrás, e ensinado as letras que compõe a palavra dando mais ênfase a inicial, assim como na atividade de movimentação das letras do nome.
Mais importante do que manter a criança numa escola bem conceituada é mantê-lo estudando num lugar de que ele goste e onde se sinta bem com todos ao seu redor, por isso tanta preocupação em como recebê-los e agradá-los nestas primeiras semanas.
Durante a atividade todos demonstraram tranqüilos, porém alguns confundiram a escrita com o som das letras, outros lembravam perfeitamente da letra do nome deles e dos colegas, chegando ao ponto de responder para o amigo, no tempo em que ainda ele estava pensando. O objetivo da atividade de reconhecimento e movimentação das letras, foi satisfatório com uns e um pouco preocupante com outros, é possível ver claramente a facilidade e agilidade dos alunos que estudaram no maternal da escola no ano passado, diante dos alunos novatos, porém da mesma escola e turma,por isso a facilidade para adaptá-los, pois eram todos conhecidos, apenas dois alunos de lugares diferentes.
As noções de posições/ orientação espacial como dentro/fora, embaixo/em cima foram relembradas pela professora no parquinho com alguns objetos como lixeira, e uma boneca, e aplicadas na atividade feita na sala por eles, consistida por um perflex preso na folha apenas na beirada e com objeto móvel para ser colado embaixo do material apresentado, no caso o perflex. Atividade realizada sem muitas dificuldades pelas crianças, alguns reagiram por imitação ao amigo ao lado e outros pelo conhecimento que tinha sobre o objeto do momento.
No clima do Carnaval, a atividade de representação com material móvel foi com a palavra CARNAVAL, respeitando os limites em que a idade das crianças permite foi explicado o significado da festa que eles tinham vivenciado alguns dias atrás, e ensinado as letras que compõe a palavra dando mais ênfase a inicial, assim como na atividade de movimentação das letras do nome.
Mais importante do que manter a criança numa escola bem conceituada é mantê-lo estudando num lugar de que ele goste e onde se sinta bem com todos ao seu redor, por isso tanta preocupação em como recebê-los e agradá-los nestas primeiras semanas.
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