sábado, 2 de maio de 2009

A pascoa na escola!!

Tempo de Páscoa
Tempo de meditar, de buscar, de agradecer, de plantar a paz. Tempo de oração!!! Tempo de abrir os braços, de abrir as mãos e de ser mais irmão. Tempo de recomeçar! Tempo de concessão, de compromisso, de salvação. Tempo de perdão. Tempo de libertar, de libertação, de passagem, de passar... Para onde? Para a luz, para o amor, para a vida que é eterna! Tempo de Ressurreição!!!...



Em clima de Páscoa a escola comemora com seus alunos essa semana, o verdadeiro sentido da Páscoa, que não se restringe aos ovos de páscoa nem aos coelhos. Porém o trabalho com as crianças se torna mais prazeroso e significativo quando usamos desses símbolos para explicá-los o motivo maior da comemoração.
A presença do coelhinho essa semana novamente fez com que as crianças perdessem o medo em lidar com os animais, não foram todos mas alguns não se manifestaram na primeira visita e já na segunda passou a brincar .
A turma visitou as salas com a professora expondo o coelho e o que tinham aprendido com a Páscoa, passando os conhecimentos que haviam recebido anteriormente nas historias e atividades. Atividades estas que incluíam no assunto questões motoras, cognitivas, sociais e morais.
Como exemplo a atividade realizada essa semana da montagem da palavra OVO com letras moveis, com objetivo de reconhecimento das letras, e logo após a escrita embaixo da montagem com objetivo da prática da movimentação das letras.Observando-os no tempo em que faziam não percebi dificuldades no reconhecimento das letras da palavra OVO, por ser uma palavra menos e com letras mais fáceis, e na escrita também o tamanho da palavra e a movimentação sendo fácil, a turma não passa por dificuldades, só quando alguns resolvem desenhar no espaço da folha, ao invés, de fazer a escrita.
Na hora da ida ao parque as crianças se realizam brincando uns com os outros e com os brinquedos, que espontaneamente é uma ótima oportunidade de interação entre eles e socialização, principalmente essa fora de casa, onde pais e familiares não estão presentes para facilitar o entrosamento, depende de cada personalidade para se integrar. Enquanto alguns são espontâneos, comunicativos e tem facilidade em adaptação, outros se isolam e são mais introspectivos. Piaget (1987), lembra: todo processo de desenvolvimento inerente ao ser humano passa pela dimensão social e envolve cognição. Para a terceira dimensão, buscou-se como referencial as fundamentações de Vygostky (1993), que afirma: o ser humano constitui-se como tal na sua relação com o outro, reforçando que afetividade e inteligência são indissociáveis e intimamente ligadas e influenciadas pela socialização. Quanto à Educação Familiar, recorreu-se à Quintana (1996), à Ramos (2002) e Rodriguéz (2004), entre outros que tratam da relação escola-família, do envolvimento dos pais e mães na orientação e formação de seus filhos (as) destacando a auto imagem,a auto-estima e a confiança em si mesmo.
Com as visitas dos coelhos foi possível pedir a turma que fizesse uma representação individual na folha do coelho, pois o instrumento de contextualização já tinha sido apresentado a eles.A forma não apresenta o real, mas eles afirmam através da imaginação ser o que eles pensam ser.
A seriação foi feita também com o símbolo da páscoa, o coelho, trabalhando pequeno,médio e grande, a realização em si os alunos não sentem dificuldades, apenas na verbalização que alguns encontram-se com algumas defasagens na sonorização das sílabas, por exemplo, ao invés de falar GRANDE falam GANDI, e PEQUENO por Piquinininho.
A presença da família é muito importante na escola, principalmente nas festas comemorativas escolares, portanto nessa quarta-feira em que foi realizada a Festa comemorativa a Páscoa na Educação Infantil, os pais fizeram presença. A apresentação das crianças com as músicas pascoais foi muito ensaiada durante a semana mas nada com caráter de repressão no dia, afinal não se encontram em uma etapa que sejam capazes de agir por repetição e sim por vontades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário