terça-feira, 19 de maio de 2009

Aprendendo das mais diversas maneiras!!

A Educação Infantil enquanto fase inicial da educação formal tem o poder de despertar na criança o gosto pela leitura, escrita e matemática entre muitos outros. Isso vai depender da forma como essa criança é estimulada e incentivada.Nesse sentido, essa fase em que as crianças começam a freqüentar a escola deve ser marcada com muita alegria.
Com muita empolgação deve-se apresentá-los as letras, as cores, as formas e seqüencialmente mais conteúdos.Então como parte do 1ª Período é mais comum trabalhar as letras iniciais dos objetos e nomes mais significantes e contextualizados. Não muito diferente aconteceu essa semana, ao trabalhar a escrita da palavra MÃE onde a ênfase era dada a letra inicial, porém de acordo com os conhecimentos prévios em que os alunos se apresentam já identificavam as demais letras pertencentes a palavra.

A atividade de reescrita da palavra ANIMAIS, fazendo-se contextualizada pelo projeto foi trabalhada de duas formas, primeiramente pela escrita com cola colorida e auxilio logo após a turma reescreveu-a embaixo da escrita feita pela cola, uma cópia espontânea que ao ser observada minuciosamente percebe-se que as letras ganham as formas reais rapidamente por eles, por estar em contato cotidianamente, facilitando sua assimilação e refletida nas atividades.
Por estarmos muito próximos da festa comemorativa aos dias das Mães, a quarta-feira foi especial, sendo reservada para os ensaios.
As crianças ficam muito agitadas com o ensaio, com o contato direto com toda a Escola Infantil, pela interação ao dividir o mesmo espaço mesmo sendo em pouco tempo.Mas é muito bom que elas se conheçam. A música que eles ensaiam é atual, ajudando-os a compreender mais e gravar com mais facilidade, por já ter escutado algumas vezes fora do âmbito escolar.
Nessa idade o segredo não faz parte do vocabulário deles e nem é significativa o sentido palavra, formando fatalidades engraçadas como por exemplo, uma mãe que ao chegar a sala contou que seu filho tinha contado tudo para ela sobre a festinha que ia acontecer contando os mínimos detalhes, mas que no final da conversa não deixou de falar que “a tia pediu segredo, e não é para contar”.
Reforçando os princípios antes propalados por Vygotsky e Piaget, a aprendizagem se processa em uma relação interativa entre o sujeito e a cultura em que vive. Quando o sujeito fica exposto a valores culturais como a dança e a música presentes em apresentações como está, a aprendizagem também acontece das mais variadas formas.


A camisa e o botão-Babado Novo
Quando o sol sair me beije, me beije
Mas me beije logo
Quando o sol sair me beije, me beije
Antes que escureça
Não me deixe só
Em outro planetaSe a gente quiser
O mundo se ajeitaComo a camisa e o botão
Como as estrelas lá no céu
Como a estrada e o caminhão
Como você e eu
Quando o sol sair me beije, me beije
Mas me beije logoQuando o sol sair me beije, me beije
Antes que escureça
Não me deixe sóEm outro planetaSe a gente quiser
O mundo se ajeita
Como a saudade e o coraçãoComo a caneta e o papel Como a chuva no verão
Como você e eu
Vamos sair pra ver o sol
Do nosso planeta Sim, meu amor quando a gente quer
O mundo se ajeita

Nenhum comentário:

Postar um comentário