quarta-feira, 8 de julho de 2009

Levando a brincadeira a sério!


O dia da Festa Junina está chegando, por tanto, os ensaios já estão acontecendo durante a semana. Os momentos de descontração são válidos, pois são neles que se observam aqueles que têm mais facilidade na movimentação corporal, e os menos tímidos.
Na volta do ensaio foi feita com a turma a atividade de movimentação da palavra URSO, com tinta colorida como são acostumados a fazer. Porém a escrita embaixo é diferenciada por cada criança, sendo possível a várias analises, como por exemplo, os que escrevem corretamente, os que ainda não conseguem a forma correta mas esboçam, e os que ainda se encontram nos movimentos circulares.Mas essas diferenças que formam uma turma , evidenciam os cuidados que a professora deve ter ao lidar com eles, e todos aqueles que os rodeiam, o respeito as dificuldades na prática exige treinamento no dia-a-dia, mas não se mostra impossível.
A reescrita da palavra FESTA do quadro nessa semana teve um resultado melhor do que os anteriores, as crianças estão conseguindo “copiar” melhor, as letras estão com formatos mais reais.Ainda essa semana também foi feita a cópia do quadro das palavras TIA,TATU,TIGELA, enfatizando a letra F como de costume, quando ocorre a escrita de mais de uma palavra, como desta vez, onde eram três palavras na mesma folha e uma embaixo da outra, as crianças se complicam um pouco mais.As letras não ficam alinhadas, ficam soltas pelo espaço da folha toda e no final acontece com alguns de “relaxarem” com o capricho e começam a rabiscar.A noção espacial sobre a folha também contabiliza para uma atividade mais organizada e certa, é fato que a cópia em grupo também rende muito menos do que a individual.
A brincadeira é a atividade principal da criança, ou seja, o seu desenvolvimento governa as principais mudanças nos processos psíquicos e na personalidade das crianças pequenas. A brincadeira é uma atividade que se realiza por meio de ações e são os movimentos que dão sentido a essas ações.
O Movimento constitui o suporte de toda a estruturação da atividade psíquica. Portanto, o movimento sendo trabalhado de forma intencional, inserido no contexto da brincadeira, torna-se uma categoria central no desenvolvimento da atividade da criança.
As brincadeiras realizadas hoje no espaço da escola tiveram objetivos parecidos com os citados acima, como o desenvolvimento intencional deixando de ser uma simples brincadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário