O respeito pelas dificuldades e o tempo de aprendizagem é presente nas escolas atuais, por tanto, sabe-se a importância dos ensaios e repetições com os pequenos. Um dos ensaios para parlenda foi hoje no auditório com algumas turmas da Escola Infantil, a atenção em assistir aos ensaios das outras turmas é interessante, pois assimilam letras e ritmos da músicas dos amigos da outra turma e da deles, muitas vezes até gravando mais a dos amigos do que a própria.
A aprendizagem sobre a cultura seja ela regional, ou do seu país é muito importante para os indivíduos dos quais ainda estão na formação de pessoa.Na Educação Infantil, é que se aprende valores sociais, e culturais, como as músicas de tradição, as histórias, as lendas, mitos, enfim tudo que vem de geração em geração.
“Uma das preocupações atuais da área de educação musical tem sido conhecer e compreender os diversos aspectos que fazem parte da vida do aluno fora da escola, com vistas a conhecer as concepções e as vivências de música que constituem o seu universo musical. Trabalhos como os de Arroyo (1990), Souza (1996, 2000), Oliveira (2001) e Tourinho (1993), entre outros, têm buscado alternativas para diminuir o distanciamento existente entre o mundo cotidiano e o ensino musical escolar.
Um modo de relacionar a vida dos alunos ao ensino na escola é considerar a sua cultura experiencial, que, segundo Pérez Gómez (2001, p. 203), é a peculiar configuração de significados e comportamentos que os alunos e as alunas elaboram de forma particular, induzidos por seu contexto, em sua vida prévia e paralela à escola, mediante os intercâmbios “espontâneos” com o meio familiar e social que rodeiam sua existência. A cultura do estudante é o reflexo da cultura social de sua comunidade, mediatizada por sua experiência biográfica,
estreitamente vinculada ao contexto.
O folclore e a música folclórica, como formas de manifestação existentes na cultura,também podem fazer parte da cultura experiencial do aluno. No entanto, embora os estudos sobre folclore e música folclórica tenham crescido significativamente nas últimas décadas, ainda são poucos os dados sistematizados sobre o que os alunos do ensino fundamental pensam e praticam de folclore e música folclórica em suas vidas diárias.”
As vivências dos alunos, experiências das quais passam no seu âmbito familiar, gerar repercussão na sua vida escolar, seja de maneira negativa ou positiva, o histórico do aluno causa o seu diferencial entre os alunos da turma.Mas o distanciamento entre escola e família(casa) vai diminuindo de acordo com a interligação que os alunos fazem entre um ambiente e outro, só assim percebem o objetivo significativo da aprendizagem, quando relacionam em outro âmbito ou até mesmo com outros objetos a não ser os de costume ensinados na sala de aula.
A aula de educação para o movimento ocorrida nessa semana; preparando-os através da “amarelinha de papel” movimentos fechando e abrindo as pernas, ora colocando os dois pés, ora apoiando-se apenas em um pé, testando-os com o equilíbrio dinâmico.
A Educação Infantil compreende as habilidades motoras de base (locomotoras, não locomotoras, manipulativas, coordenação visomotora, esquema corporal, percepção corporal.
Assim acontece com as crianças na aula de educação para o movimento, trabalha-se diferentes maneiras para auxiliar o crescimento corporal e de movimento dos alunos, dinamizando-os nas aulas de formas distintas e atrativas.
A sala de informática também foi utilizada essa semana pela professora, com o vídeo de uma aluna que trouxe um cd para compartilhar com seus amiguinhos durante o período escolar. Porém a fase em que se encontram não permite tanta compreensão quanto à ação de emprestar, como se mostrou a aluna dizendo: “ Tia, se alguém pegar meu cd minha mãe vai morder e bater em todo mundo hein “. Fica evidente a sua fúria em emprestar, que além disso usou a figura da mãe, no caso, a mais forte para ela, para demonstrar o que iria acontecer se alguém ousasse não deixar o cd com ela ou a professora, sua figura mais importante e confiável da escola.
http://tv.ufrj.br/anppom/sessao2/cristina_rolim_luciana_del_ben.pdf
http://www.ufscar.br/~ppge/metod/resumos/resumos2004/resumo18.pdf
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Eu adoreii os blogs q visitei! Me apaixonei! De excelente qualidade o material de vc6!
ResponderExcluirSou normalista e gostaria muito de conhece-las! tenho 18 anos! Me chamo Pamella, e meu e-mail é: pamella_lock@hotmail.com podem entrar em contato! Eu amei de veradade tdos os blogs!beijos