quinta-feira, 18 de junho de 2009

A religião na Infância

Ao estudar numa Instituição Católica e receber educação Religiosa desde cedo, contribui para que se ganhe uma fé, às vezes existente na vida familiar ou não.
A abordagem feita sobre a vida de Maria mãe de Jesus, é imensa nesse mês no Censa, as idas na capela freqüentemente, as historias contadas diariamente sobre “ papai do céu”, e as atividades relacionadas sobre; a fase os permite que construam palavras com letras moveis, reproduções e cópias sendo assim essa semana eles construíram o nome JESUS com letras moveis e escreveram o nome de Maria logo após fazê-la com tinta colorida.
A continuidade da atividade é de extrema importância na sala de aula, pois após ser aplicada a atividade com cola colorida a mesma palavra foi pedida para ser escrita, ou seja, por um espaço curto o aluno praticou a movimentação da letra e consegue fazer individualmente a escrita.

Eu e você, você e eu
Desde cedo, as crianças percebem as outras. Imitando as ações dos adultos, desenvolvem a empatia necessária para cuidar dos colegas
Um bebê está chorando e outra criança logo coloca uma chupeta na boca do pequenino. Mais que uma tentativa de silenciar a gritaria, a intenção é cuidar dele - assim como a própria criança foi e é cuidada. Trata-se de uma das primeiras manifestações de preocupação com o bem-estar alheio. Reconhecer o outro e cuidar dele, portanto, são atitudes que a creche deve trabalhar permanentemente.
Não é um processo rápido. O psicólogo e filósofo francês Henri Wallon (1879-1962) descreveu a evolução da relação entre o "eu" e o "outro" em etapas. No início da vida, o bebê está em simbiose com o meio: ele e tudo ao seu redor são a mesma coisa. Só depois de 2 anos e meio, essa distinção começa a ficar mais clara, com a criança aumentando a percepção sobre sua própria personalidade. Para isso, ela experimenta vários papéis e imita colegas, pais e educadores.
É nesse jogo de representações que aparecem as ações de cuidado. "Os professores podem até propor situações com a intenção de trabalhar essas questões, mas nem sempre as crianças irão responder. Nessa faixa etária, isso é normal", diz Márcia Fiori, coordenadora do Centro de Formação Profissional e Educacional (Ceduc), na capital paulista. Mesmo assim, é necessário fazer convites para favorecer o reconhecimento e o cuidado com o colega: chamar para levar uma fralda, oferecer uma mamadeira, tocar o outro com carinho e outras atividades que promovam o estabelecimento de vínculos e a interação O ideal é que essas atividades façam parte da rotina. Na UDI Patrimônio, em Uberlândia, a 555 quilômetros de Belo Horizonte, os bebês ficam juntos com os maiores da creche, o que favorece o contato. "Mordidas e empurrões acontecem, mas em proporção bem menor que abraços e carinhos", conta a diretora Leila Maria Cardoso Santos. Em uma tarde, uma criança de 1 ano e meio viu a professora brincando com um colega menor no escorregador e correu para avisar: "Pega ele. Vai machucar!" Quando a preocupação com o bem-estar é trabalhada no dia-a-dia, a garotada aprende rápido a importância que o outro tem.
Amanda Polato mailto:novaescola@atleitor.com.br


O cuidado com o amigo está sendo assunto em muitas horas na sala de aula, pois as crianças estão mais agressivas umas com as outras por esses dias, algumas mordidas, tapas, e brigas, coisas de crianças porém preocupantes.
A religião que nessa época é resumida para as crianças em lindas imagens como mamãe do céu, papai do céu e anjinhos, ajudam a professores e pais a trazer a imagem de “amor e paz”, de pessoas boas e disciplinadas ao ponto de não desobedecer a pais e mães e zelar pelo irmão.Por tanto nessas horas facilita a compreensão da crianças a ser mais amorosos com os amigos.
Depois das atividades realizadas, um Power point foi passado para dois primeiros períodos juntos, Tia Helen e Tia Jéssika, sobre as sete alegrias de Maria.

A Anunciação
Ó Virgem, templo da Trindade, o Deus de bondade e de misericórdia tendo vislumbrado vossa humildade e vossa pureza, vos envia um mensageiro para vos comunicar que Ele quer nascer de vós. E o Anjo vos saúda: vós quisestes saber como se operaria tamanha maravilha e o Anjo vos explica: vós consentis e assim o Rei se encarnará em vós.
Por esta alegria, ó Maria, nós vos pedimos, ensinai-me que Jesus habitaem mim, através da santa comunhão, como outrora habitou em vosso seio.
A Natividade
Vossa segunda alegria foi quando concebestes o Sol, sendo vós estrela; o raio luminoso vos fazia semelhante à lua. Esta concepção vos conservou virgem. Assim como a flor não perde o seu esplendor ao emanar seus perfumes à sua volta, assim também vossa virgindade não perde seu esplendor no momento em que o Criador se digna nascer de vós.
Por esta alegria, ó Maria, sejais para nós o caminho direto que conduz ao seu Filho.
A Adoração dos Magos
Uma estrela vos anuncia vossa terceira alegria; esta estrela que vedes pairar sobre seu Filho, no momento em que os Magos o adoram e o presenteiam com a riqueza variada dos bens desta terra. Por ocasião desta oferenda, a estrela faz lembrar a unidade, os três reis lembram a Trindade, o ouro simboliza a pureza da alma, a mirra simboliza a castidade dos sentidos e o incenso os louvores da adoração.
A Ressurreição
A quarta alegria vos foi concedida, ó Virgem, no momento em que Cristo ressuscita dos mortos, no terceiro dia. Por este mistério, a fé se fortifica, a esperança renasce, a morte é afastada. O inimigo é vencido, o homem cativo é libertado.
Por esta alegria, ó Maria, rogai por nós a fim de que possamos ser contados entre os habitantes do céu, depois de nossa morte
A Ascensão
Vossa quinta alegria, ó Virgem, foi quando que vistes vosso Filho subir ao céu. A glória que o envolvia vos revelava, mais do que nunca, que aquele de quem éreis mãe, era vosso próprio Criador. Subindo assim aos céus, ele nos mostra o caminho através do qual o homem se eleva aos palácios celestes.
Por esta alegria, ó Maria, intercedei para que subamos ao céu, onde gozaremos da felicidade eterna, convosco e com vosso Filho.
Pentecostes
Descendo dos céus sob a forma de línguas de fogo, para fortificar, proteger saciar, purificar e inflamar os apóstolos, o Espírito Santo vem, ó Maria Toda Pura, curar o homem ferido pelo pecado original.
Por esta alegria, ó Maria, rogai ao vosso Filho para que ele se digne apagar nossos pecados tendo em vista o dia do julgamento.
Assunção
O Cristo vos concede vossa sétima alegria quando ele a chama deste mundo para vossa estada no céu e vos eleva ao trono onde recebeis honrarias incomparáveis..
Por esta alegria, ó Maria, fazei-nos sentir os efeitos de vossa ternura; protegei-nos do pecado e conduzi-nos ás eternas alegrias.

Ó Maria toda pura por estas sete Alegrias, levai-nos convosco à felicidade do paraíso.


Logicamente, durante as apresentações a professora fazia interferências com um discurso mais adequado a idade, e ressaltava as imagens para que fosse possível chamar a atenção deles e que capturassem através de imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário